AR Fibras
Soluções em Fiberglass
Contamos com experiência de mais de vinte anos no segmento de fibras de vidro, com profissionais capacitados desde a área comercial, engenharia e produção. Possibilitando a criação de produtos modernos, criativos e com muita qualidade. A fábrica situada em São José dos Pinhais, Paraná, é especializada no desenvolvimento de produtos em fibra de vidro, desde modelos usinados a moldes para vários processos, à fabricação de peças que atendem diversos setores de negócios.
Fiberglass ou Fibra de Vidro como é conhecida, é uma matéria prima que permite criar peças residenciais, comerciais ou industriais, com linhas modernas, alto padrão de qualidade e com infinita opções de cores.

Processos de Fabricação
Spray-up
A fibra de vidro utilizada no Spray-up é conhecida como ‘roving’. Roving é nome dado ao cordão contínuo formado por várias mechas de microfibras de vidro. Esse cordão é enrolado em bobinas de formato cilíndrico. No processo, o fio é desenrolado na parte interna da bobina e suas mechas são picadas na pistola laminadora e, logo em seguida, lançadas sobre o molde juntamente com a resina.
Hand Lay-up
Já no processo de fabricação Hand Lay-up, a fibra de vidro é aplicada na forma de manta. Esta é composta por cordões de mechas de microfibras de vidro cortadas e agregadas de uniformemente, na forma de um lençol, por meio de ligantes especiais. Quando impregnados com resina, tanto o roving picado como a manta de fibra de vidro apresentam as mesmas propriedades.
RTM Light
O RTM Light é um processo em molde fechado, em que a primeira etapa consiste em aplicar o gelcoat na superfície do molde, posicionar as mantas de fibra de vidro e eventuais reforços, para depois fechá-lo com o contramolde. Finalizado este passo, a resina começa a ser injetada com baixa pressão simultaneamente à ação do vácuo, até que o material preencha todo o espaço da cavidade do molde. Posteriormente, é esperado o tempo de cura completo do polímero, para que em seguida a peça seja retirada do molde. É mais indicado para produções de volume médio, utilizado na construção de peças estruturais dos segmentos automotivo, máquinas agrícolas, construção civil e mineração.
Infusão com pele de silicone
Processo de fabricação de peças de fibra de vidro através da injeção de resina e aplicação de vácuo. É feita com contra-molde flexível (pele de silicone). O objetivo é maximizar o teor de vidro no compósito e é indicado para peças grandes, de geometria complexa e que requerem resistência à corrosão.